35 mil escolhas por dia… Você acha muito?
Essa é a media de escolhas que temos que fazer em um dia normal, de acordo com uma matéria publicada pelo Wall Street Journal.
Às vezes passamos o dia todo pensando, tomando decisões que no final do dia parece que corremos uma maratona, não é? Acredite, eu te entendo.
E além de todas essas escolhas importantes, as pessoas ainda esperam que passemos tempo nos arrumando e escolhendo nossas roupas? Será que elas estão pedindo demais? Então no texto de hoje, vou te trazer uma perspectiva diferente, e falar porquê você deveria se arrumar, não só para o trabalho, mas para o seu dia a dia.
Se vestir de forma adequada, não significa abrir mão da sua personalidade.
Significa que alguns itens da moda talvez não sejam muito apropriados para o mercado de trabalho ou até mesmo para o seu tipo físico. Você pode achar que não, mas a camisa de um time de futebol, a barriga de fora, a calça rasgada, a Bermuda e o chinelo, são itens que raramente irão te valorizar.
Goste a gente ou não, a verdade é que as pessoas julgam. Nosso cérebro começa a formar uma opinião sobre outra pessoa a partir de dois segundos. Isso significa que desde o momento que você entra por uma porta, ou manda seu currículo, a pessoa do outro lado já está formando uma opinião sobre você. Se você é comprometido, profissional, como você se comunica…Todos esses detalhes contam para a percepção geral da nossa imagem.
Mas calma, essas concepções pré-estabelecidas são um processo automático do nosso cérebro, acontece naturalmente. Então eu te pergunto, que imagem você está passando?
Vamos fazer um teste? Olhe as imagens abaixo e pense consigo mesmo, onde você acha que essas pessoas trabalham? Você chegou a deduzir quanto elas devem ganhar por mês? Se são bem sucedidas ou não? Essas pessoas te parecem simpáticas? As vestimentas estão apropriadas para o ambiente profissional?



Viu só? Aposto que você não demorou muito para pensar nas respostas. Nossas roupas, nossos gestos, expressões, também falam por nós.
Então para causar uma boa impressão em uma entrevista ou até no dia a dia do trabalho, é importante termos consciência do ambiente onde estamos e incluir nas nossas 35 mil escolhas do dia “isso me deixa bonito(a)? Isso é apropriado para o trabalho? Qual imagem quero passar hoje?”.
E aí você pode até me falar “Larissa, não vou me dar ao trabalho só para satisfazer o outro”, e eu concordo. Não é só por isso que você deve se vestir bem, você deve fazê-lo por você! Porque você merece ser cuidado (a). Porque você merece estar bonito(a). Isso vai ajudar na sua auto-estima, vai ajudar a você ir trabalhar com uma energia mais positiva.
Então acredite quando eu digo, faça tudo isso por você, pois os maiores benefícios serão seus.
Deixe um comentário